E. F. Noroeste do Brasil (1948-1975)
RFFSA (1975-1996)
PIRAJUÍ
Município de Pirajuí, SP
Linha-tronco - km 73,607 (1960) SP-0788
Inauguração: 08.09.1948
Uso atual: abandonada com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1949
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller (PIRAJUÍ), em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná, em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar a Corumbá, na divisa com a Bolívia, anos depois. O trecho entre Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da RFFSA. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte foi suprimido. Em 1996, a RFFSA deu a concessão da linha para a Novoeste, que transporta cargas até hoje.
PIRAJUÍ
Município de Pirajuí, SP
Linha-tronco - km 73,607 (1960) SP-0788
Inauguração: 08.09.1948
Uso atual: abandonada com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1949
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller (PIRAJUÍ), em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná, em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar a Corumbá, na divisa com a Bolívia, anos depois. O trecho entre Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da RFFSA. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte foi suprimido. Em 1996, a RFFSA deu a concessão da linha para a Novoeste, que transporta cargas até hoje.
A ESTAÇÃO: A estação original de Pirajuí foi inaugurada em 1925 como ponta e única estação do ramal de Pirajuí. Este seria o trecho inicial de apenas dez quilômetros de um ramal que, saindo do km 75 da linha-tronco, no posto km 75, deveria cruzar o Tietê e chegar a Novo Horizonte, com 90 km de trilhos. O prolongamento nunca seguiu adiante. Pouco mais de vinte anos depois, a Noroeste decidiu integrar a estação ao tronco, e, em 1948, entregou a nova estação já na linha-tronco. Essa retificação alterou logicamente o traçado da linha, mas manteve a maioria das estações, inclusive o posto que dava início ao ramal extinto. Com grande movimento nos tempos áureos, a "nova" estação hoje está abandonada e parcialmente depredada, mas mantendo seus desvios ainda com alguns carros estacionados. (Veja também PIRAJUÍ-RAMAL)
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