quinta-feira, 17 de novembro de 2011

ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS DE PIRAJUÍ

E. F. Noroeste do Brasil (1948-1975)
RFFSA (1975-1996)
PIRAJUÍ
Município de Pirajuí, SP
Linha-tronco - km 73,607 (1960)   SP-0788
Inauguração: 08.09.1948
Uso atual: abandonada com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1949 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller (PIRAJUÍ), em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná, em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar a Corumbá, na divisa com a Bolívia, anos depois. O trecho entre Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da RFFSA. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte foi suprimido. Em 1996, a RFFSA deu a concessão da linha para a Novoeste, que transporta cargas até hoje.  


A ESTAÇÃO: A estação original de Pirajuí foi inaugurada em 1925 como ponta e única estação do ramal de Pirajuí. Este seria o trecho inicial de apenas dez quilômetros de um ramal que, saindo do km 75 da linha-tronco, no posto km 75, deveria cruzar o Tietê e chegar a Novo Horizonte, com 90 km de trilhos. O prolongamento nunca seguiu adiante. Pouco mais de vinte anos depois, a Noroeste decidiu integrar a estação ao tronco, e, em 1948, entregou a nova estação já na linha-tronco. Essa retificação alterou logicamente o traçado da linha, mas manteve a maioria das estações, inclusive o posto que dava início ao ramal extinto. Com grande movimento nos tempos áureos, a "nova" estação hoje está abandonada e parcialmente depredada, mas mantendo seus desvios ainda com alguns carros estacionados. (Veja também PIRAJUÍ-RAMAL)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PIRAJUÍ ATLÉTICO CLUBE

Fundado em 27 de dezembro de 1927, Pirajuí Atlético Clube é o Vovô da cidade, uma agremiação nascida para o futebol, dono de um passado futebolístico que tanto nos orgulhou na região e no estado.
Sua sede é localizada no Centro da cidade na Rua 09 de Julho, atualmente grande parte do imóvel está locada para o comércio e o salão do clube é utilizado na exploração de jogos de baralho.
O futebol não faz mais parte das prioridades do clube, por isso, a pasta encontrasse desativa há tempos.
Bi-campeão Regional Amador em 1949/1950, o PAC revelou alguns jogadores que desfilaram em grandes equipes do futebol brasileiro, um dos mais conhecidos foi o Picolé ex-Noroeste de Bauru e Palmeiras.

PARQUE CLUBE DE PIRAJUÍ



Fundado em 21 de setembro de 1930, por Dr. Joaquim de Amaral Melo, Dr. Reynaldo da Silva Ayrosa, Dr. Pedreira, Valentim Grava, Salvador Comodo, Job Gomes e Breno de Paula Leite, o Parque Clube de Pirajuí é um dos maiores símbolos de entretenimento social, recreativo e esportivo da cidade.
Sua é sede ocupa praticamente um quarteirão do Centro da cidade, que significa uma ampla acomodação para a vida social, com duas quadras poliesportivas, uma de tênis, piscinas, sendo que uma é de biribol, salão de festas, academia de ginástica, playground e sauna.
Além da sede social o Parque Clube também conta com o Clube de Campo, distante 6 km da sede, com quiosques, represa com uma enorme passarela e permitido pescaria, campos de futebol, pista ao redor da represa com uma bela paisagem para as praticas de caminhadas e Cooper, além do bar na margem da represa.
Alguns eventos se tornaram tradicionais no Parque Clube, são eles: o Carnaval, Encontro dos Amigos de Pirajuí, Jantar de Aniversário, Festa das Crianças no Clube de Campo, Baile do Avaí e Baile do Caribe.
A influência que o Parque Clube tem na cidade é tamanha, que muitos dos presidentes da entidade, também se tornaram prefeito de Pirajuí.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A IMPRENSA DE PIRAJUÍ

INAUGURAÇÃO DA RÁDIO PIRAJUÍ

A imprensa em Pirajuí chegou com a Emancipação Política Administrativa, com o jornalista João Ladeia Guimarães, jornalista de pulso forte e grande benemérito da cidade, fundou em 1915, quando se instalou o município, o semanário “O PIRAJUHY”, primeiro jornal da cidade e região, cessou de circular em 1935.
Pouco depois de 1920, Edgard Marques fundava “A COMARCA”, denominando-se em 1923 “A COMARCA DE PIRAJUHY”. Em 1937, João Ladeia Guimarães edita o famoso “PIRAJUHY JORNAL”, que circulou até 1948. Em 1939, Cecílio Abrão, Dr. João Gomes da Silva e o ex-governador do Estado de São Paulo, Laudo Natel, dão vida a “VANGUARDA”. Em 1949, Arnaldo Cristianini lança o “CORREIO DE PIRAJUHY”, com duas edições semanais.
Outras publicações também marcaram a imprensa local, como “O IBIRAPITANGA”, jornal voltado aos estudantes e também circulou a “A TRIBUNA”, de propriedade do Sr. Mário Lima.  Publicações humorísticas e criticas também foram editadas esporadicamente, como “O ALMOFADINHA e A MOSCA” e outros que renderam boas surras aos seus responsáveis.
Atualmente Pirajuí possui dois semanários, “O ALFINETE e a GAZETA DE PIRAJUÍ”, duas rádios, PIRAJUÍ RÁDIO CLUBE em AM e a RÁDIO JORNAL em FM, além dos sites que também cobrem nossas notícias diarias, como exemplos temos “OBIROSKA e o PIRAJUINET.